Vantagens de um software de gestão móvel

Top-ten-mobile-apps-for-working-remotely-this-half-term-thegem-blog-default

Por essa razão, a mobilidade teve um impacto nas operações do quotidiano de empresas que procuram adquirir essa capacidade e entrar na era das comunicações em tempo real. Felizmente, existem cada vez mais soluções adaptadas aos telefones móveis, como as dedicadas a sistemas de gestão, sejam elas de planeamento de recursos (ERP), contabilidade, relacionamento com clientes (CRM), etc.

Isso permite que qualquer organização seja capaz de responder às novas exigências dos consumidores, que esperam ter à disposição todas as informações atualizadas em tempo real, e não quando “vão ao escritório”. Nesse sentido, as ferramentas de software de gestão móvel supõem uma dupla vantagem, já que não apenas possibilitam que o acesso aos dados seja imediato, mas também ampliam o escopo da aplicação para o próprio ambiente móvel.

Gerir através do móvel

Como clientes, a referida disseminação do uso de dispositivos móveis trouxe uma mudança de hábitos: mensagens de texto, aplicações, e-mail, navegadores, serviços de geolocalização ou redes sociais estendem o seu alcance a essa plataforma; e é também isso que esperamos encontrar durante uma experiência de compra.

Para um negócio, se acompanharmos a atividade do serviço para os clientes por meio de uma ferramenta de ERP ou CRM, mover essa plataforma para um ambiente móvel abre uma nova dimensão de possibilidades. Do ponto de vista dos clientes, eles podem entrar em contacto connosco quando e onde quiserem, enquanto teremos a capacidade total do software para controlar, gerir e responder a cada operação instantaneamente, não importa onde estamos. Desta forma, podemos enfrentar qualquer emergência e fornecer uma solução através do mesmo canal usado pelo cliente, sem ser impedido no caso de mudar de um para outro (por exemplo, se uma conversa na página do Facebook for transferida para um telefonema).

Com a nova Internet das Coisas (IOT) você pode acompanhar qualquer tipo de conexão, o que significa ter mais dados sobre o comportamento dos nossos clientes, para entender melhor suas necessidades.

Vantagens do software de gestão móvel

  • Interoperabilidade é a chave principal. Se pensarmos em capacidade e flexibilidade, o que encontramos num software de gestão móvel estendem-se a todos os planos. Em termos de localização, onde quer que tenhamos cobertura, podemos controlar qualquer aspeto do nosso negócio, seja num aeroporto ou estrada, ou mesmo em instalações próprias de um cliente. Da mesma forma, a tecnologia em nuvem garante que os dados disponíveis estejam sempre atualizados, sejam usados por representantes comerciais, consultores, técnicos, executivos…

O campo de aplicação é igualmente amplo, abrangendo a indústria de manufatura, empresas de distribuição e vendas diretas, setor de serviços etc. Por exemplo, o representante de uma marca pode verificar o inventário durante uma visita e, assim, definir uma data para a entrega do produto quando o cliente faz um pedido. Um gerente de serviços técnicos tem o histórico da atenção dada a um cliente à sua disposição, com detalhes de todas as comunicações, e pode fornecer uma análise mais detalhada do seu problema.

  • Melhor qualidade do serviço ao cliente, para poder fornecer aos clientes informações mais relevantes usando vários canais.
  • Maior produtividade, graças ao acesso a todas as ferramentas de trabalho, materiais e informações a qualquer hora e lugar.
  • Vantagem competitiva, por estar no evento com dados atualizados, provenientes de toda a organização, para auxiliar na tomada de decisões.
  • Dados cada vez mais confiáveis, uma vez que abrangem todos aqueles que são suscetíveis de serem capturados pelo próprio ambiente móvel, e essas informações são coletadas nativamente pela ferramenta, em vez de serem inseridas manualmente.
  • Adaptabilidade, concedida pela natureza da nuvem do software, que – como mencionamos noutra entrada – permite ajustar às necessidades de cada empresa ao longo do tempo, em termos de capacidade ou funções.

Como escolher o software de gestão móvel?

Ao escolher um software de gestão móvel, devemos considerar vários aspectos relacionados à sua operação. O primeiro deles seria justamente esse grau de “mobilidade”, ou seja, poderia ser um programa que simplesmente funciona através de um navegador da Web, com um ambiente otimizado para esses dispositivos. Nesse caso, as vantagens permaneceriam em que isso implica o poder de usar as suas ferramentas fora do escritório, algo que também não é desprezível.

No entanto, o maior potencial será alcançado com essas soluções que fornecem aplicações verdadeiramente nativas, tanto para sistemas Android e iOS. Dessa forma, você pode aproveitar as outras ferramentas associadas aos recursos dos smartphones e tablets, como registro de chamadas, catálogo de contatos, geolocalização…

Outro aspeto importante é encontrado na segurança, já que um telemóvel pode ser perdido com mais facilidade do que um computador de secretária. Autenticação de dois fatores, filtro de IP, criptografia de dados, controlo de permissão … são algumas das características das diferentes soluções de software de gestão móvel a serem levadas em conta.

Leave a comment